Créditos: WSE
No jogo das meias-finais frente à Itália, Portugal entrou pressionante, mas foram as transalpinas a aproveitar duas subidas à área portuguesa para marcar. Primeiro, Emma Cazzola inaugurou o marcador e, pouco depois, Matilde Girardello aumentou para 2-0, praticamente aos dez minutos.
A seleção portuguesa não acusou os golos sofridos e, logo no minuto seguinte, Marlene Sousa respondeu com dois tentos consecutivos, restabelecendo a igualdade.
Portugal manteve a pressão sobre a baliza italiana, mas Verónica Caretta foi correspondendo com defesas seguras. Numa das raras ocasiões em que a Itália chegou com perigo, a bola ainda embateu no poste, deixando Maria Celeste completamente batida.
Já no último minuto da primeira parte, Marlene Sousa sofreu falta na área contrária e Albert Barba assinalou grande penalidade. Catarina Costa assumiu a marcação, mas não conseguiu sequer enquadrar o remate, desperdiçando assim uma soberana oportunidade para Portugal passar para a frente do marcador.
Na segunda parte, Panela Lampolla teve nos patins a oportunidade de recolocar a Itália na frente, através de uma grande penalidade. No entanto, a capitã transalpina não conseguiu converter. Pouco depois, também Catarina Costa voltou a falhar diante da guardiã italiana, desperdiçando a segunda grande penalidade para Portugal.
Num rápido contra-ataque, a Itália voltou a adiantar-se no marcador, com Matilde Girardello a surpreender Maria Celeste e a fazer o 3-2. Mas a resposta portuguesa não tardou: a meio da segunda parte, numa bola perdida na área, Raquel Santos aproveitou para restabelecer a igualdade.
Impulsionada pelo golo, Portugal carregou sobre a baliza italiana até que Marlene Sousa, com classe, conseguiu enganar Verónica Caretta e colocar, pela primeira vez, a equipa lusa em vantagem (4-3).
À beira da décima falta para cada lado, a Itália ainda dispôs de oportunidade, mas foi Inês Severino quem esteve mais perto de ampliar, travada pela guardiã transalpina. Até ao apito final, Portugal soube segurar a preciosa vantagem.
Com um hat-trick de Marlene Sousa e um golo decisivo de Raquel Santos, a seleção portuguesa triunfou por 4-3 e garantiu presença na sua décima final europeia, onde irá defrontar a Espanha.