Portugal na final do Europeu de Sub-19 após vitória sobre a Itália nas meias finais

Foto: Catarina Maria FPP

Portugal segue invicto no Campeonato da Europa de Sub-19 e garantiu, esta noite, a presença na final após vencer a Itália por 4-0 nas meias-finais, disputadas no Palabarsachi .- Viareggio (Itália)

Os golos lusos foram apontados por Rodrigo Preciso, Simão Silva, Tomás Santos (de livre direto) e Santiago Honório, num encontro em que a seleção nacional foi sempre superior à formação transalpina.

Com este triunfo, Portugal soma mais uma final consecutiva, depois de ter erguido o troféu em Paredes (2021) e Uri, na Suíça (2023). O objetivo é claro: conquistar o tri-campeonato europeu.

Na final, marcada para amanhã, os portugueses defrontam a Espanha, que esta tarde eliminou a França por 3-0. Está assim garantida mais uma final ibérica no escalão Sub-19.

O Clássico Ibérico

Portugal e Espanha voltam a encontrar-se numa final europeia de Sub-19, confirmando a hegemonia das duas seleções no hóquei em patins jovem. Esta será mais uma oportunidade para os portugueses consolidarem o domínio recente, depois dos títulos em Paredes (2021) e Uri, Suíça (2023).

A Espanha, tradicional rival, procura recuperar o trono e travar o tri-campeonato luso.

Declarações de Vasco Vaz selecionador nacional após esta vitória sobre a Itália

Vasco Vaz, selecionador nacional mostrou-se satisfeito com a exibição da equipa, destacando a superioridade portuguesa ao longo de todo o encontro:

“Dominámos o jogo do princípio ao fim. O resultado até acaba por ser escasso face ao que produzimos. Estivemos muito bem defensivamente e criámos bastante no ataque, mas faltou-nos alguma eficácia na finalização.”

Comparando com jogos anteriores, o técnico sublinhou a evolução da equipa:

“Relativamente ao jogo de quarta-feira, estivemos muito melhor. Os atletas continuam a assimilar aquilo que lhes pedimos e isso nota-se em campo.”

Com a final frente à Espanha em perspetiva, deixou uma mensagem de confiança:

“As finais são para ganhar. Sei que todos estão preparados. Amanhã será ainda mais difícil, porque defrontamos uma seleção espanhola que já conhecemos bem — na fase de grupos vencemos por 4-2, mas a Espanha nunca é um adversário fácil. Ainda assim, temos toda a capacidade para fazer um grande jogo e atingir o nosso objetivo: conquistar o campeonato.”