FC Porto vence em Alvalade e garante lugar na final dos play-offs de hóquei

Créditos: FPP

Os Dragões derrotaram o Sporting nas grandes penalidades e fecham série com 3-2; final será contra OC Barcelos

O FC Porto garantiu esta terça-feira a presença na final do campeonato nacional de hóquei em patins, ao vencer o Sporting CP no pavilhão João Rocha – Lisboa)nas grandes penalidades, fechando a série das meias-finais com 3-1 a seu favor.

O quinto jogo ” a Negra” da eliminatória foi intenso e disputado até ao último segundo. No tempo regulamentar, o resultado terminou empatado a três golos, com Verona, João Souto e Henrique Magalhães a marcarem para os leões, enquanto Gonçalo Alves, Edu Lamas e Rafa fizeram os tentos portistas.

No prolongamento, os dragões adiantaram-se no marcador por Ezequiel Mena, mas o Sporting ainda conseguiu igualar, forçando a decisão nas grandes penalidades. Aí, o FC Porto foi mais eficaz, com Edu Lamas e Gonçalo Alves a converterem, enquanto do lado leonino apenas Gonzalo Romero marcou. Resultado final: 5-4 após grandes penalidades.

Com este triunfo, o FC Porto assegura a presença na final, onde irá defrontar o OC Barcelos, que eliminou o Benfica na outra meia-final. A final será jogada à melhor de cinco partidas, com os encontros marcados para os dias 14, 18, 22, 25 e 29 de Junho, se necessário.

Fim de ciclo no Sporting

O encontro ficou também marcado por despedidas emocionantes no plantel leonino. Ângelo Girão, histórico guarda-redes e capitão do Sporting, realizou o seu último jogo ao serviço do clube, encerrando uma carreira de destaque após já se ter despedido da seleção nacional em Novara (Itália). Também o argentino Matías Platero pendura os patins, depois de várias épocas em Alvalade. João Souto e Toni Pérez estão igualmente de saída da equipa verde e branca.

O FC Porto parte agora para a final com o objetivo de reconquistar o título nacional, perante um OC Barcelos motivado e em excelente forma.

Declarações dos treinadores:

Edo Bosch – Treinador do Sporting, referiu que foi um grande jogo mas a sorte acabou por sorrir ao FC Porto

“Acho que foi um jogo muito difícil, muito equilibrado — típico de uma final como esta. No fim, foi decidido nos penáltis. É uma pena ter visto esta moldura humana incrível e não ter conseguido oferecer-lhes esta vitória.

É um momento difícil, um momento de despedidas, um momento de grandes jogadores que marcaram uma era neste clube. Agora preciso ir estar com eles. Mas agradeço a todo este povo, e vamos continuar a lutar por eles.”

Ricardo Ares – Treinador do FC Porto começou por felicitar o guarda-redes Ângelo Girão que hoje fez o seu ultimo jogo da sua carreira

“Em primeiro lugar, quero felicitar Ângelo Girão pela sua carreira espetacular. Tem sido um referencia, e a sua partida será uma grande perda para a equipa. Desejo-lhe muita sorte nos seus novos projetos. Quanto à eliminatória, foi um grande jogo entre duas grandes equipas. Os jogos foram muito equilibrados e exigentes. Nós optámos por um modelo de jogo diferente, o que nos deu bons resultados e nos deixou muito satisfeitos. Sabemos que, quando se defrontam duas grandes equipas, os detalhes fazem a diferença. Lamentamos que tenham havido decisões polémicas, mas é assim o desporto.”