Dragões levam vantagem no primeiro jogo da final dos play-off de acesso ao título

Créditos: FPP

O FC Porto entrou com o pé direito na final dos play-offs de acesso ao título nacional de hóquei em patins, ao vencer o OC Barcelos por 4-3 no Dragão Arena, numa partida marcada pelo equilíbrio e por pequenos pormenores que fizeram a diferença.

Este foi o primeiro de uma série à melhor de cinco jogos que decidirá o campeão nacional da época 2024/25. A história recente entre estas duas equipas dava vantagem ao OC Barcelos, que já tinha vencido os dragões em duas finais esta temporada: em setembro, na Elite Cup, disputada em Odivelas, e mais recentemente na final da Liga dos Campeões, realizada no Multiusos de Matosinhos.

Para chegar a esta final, o FC Porto eliminou a Juventude Pacense nos quartos de final (2-0) e o Sporting nas meias (3-2). Já o OC Barcelos deixou pelo caminho a Oliveirense (2-1) e o Benfica (3-1).

Primeira parte equilibrada
O marcador foi inaugurado logo aos 5 minutos, com Carlo Di Benedetto a marcar para o FC Porto. A resposta do Barcelos surgiu dois minutos depois, com Manrubia a aproveitar uma falha defensiva portista para empatar a partida.

A menos de dez minutos do intervalo, Telmo Pinto voltou a colocar os dragões em vantagem, após assistência de Rafa. O FC Porto esteve perto de ampliar para 3-1, mas seria o Barcelos a empatar novamente, por Rampulla, com uma sticada surpreendente a quatro minutos do descanso.

As equipas foram para os balneários empatadas 2-2.

Segunda Parte decidida nos Detalhes
A segunda metade começou com uma grande oportunidade para o OC Barcelos, após cartão azul mostrado a Mena. Miguel Rocha assumiu o livre direto, mas Xavi Malián defendeu com qualidade.

Mesmo em inferioridade numérica, o FC Porto voltou à vantagem: Telmo Pinto bisou na partida, após passe de Hélder Nunes. No entanto, Miguel Rocha empataria novamente, ao bater o guardião portista.

A jogada decisiva surgiu numa excelente triangulação ofensiva: Gonçalo Alves iniciou, Ezequiel Mena deu seguimento e Rafa finalizou ao segundo poste, fazendo o 4-3 final.

Já perto do final, os dragões tiveram a oportunidade de ampliar através de um livre direto, após a 10.ª falta do Barcelos. Gonçalo Alves assumiu a responsabilidade, mas o guarda-redes Conti adivinhou e evitou mais um golo para os dragões.

Nos instantes finais, Rui Neto ainda arriscou tudo ao tirar Conti para colocar um quinto jogador de campo, mas o empate acabou por não surgir.

Próximo jogo: tudo em aberto
O segundo jogo da final está marcado para a próxima quarta-feira, às 21h, no Pavilhão Municipal de Barcelos, também conhecido como “A Catedral”. A eliminatória segue para o terceiro jogo no caso de nova vitória portista, ou ficará empatada caso o OC Barcelos vença diante do seu público.