Dérbi intenso decidido nos instantes finais no Pavilhão Salvador Machado
Screenshot
O dérbi entre a UD Oliveirense e a AD Sanjoanense voltou a encher o Pavilhão Salvador Machado, em encontro referente à 15.ª jornada do campeonato, vivido com grande intensidade dentro e fora da pista.
A formação de Oliveira de Azeméis entrou melhor e foi a primeira a marcar. Joan Galbas inaugurou o marcador após assistência de Platero, ganhando posição e batendo o guarda-redes adversário para fazer o 1-0.
A meio da primeira parte, e a jogar com mais uma unidade devido à exclusão de Lucas Martínez, a Sanjoanense chegou ao empate. Hugo Santos rematou de zona frontal, a bola embateu na tabela e, na recarga, Nuno Araújo apareceu no sítio certo para fazer o 1-1, sem hipóteses para Bernardo Mendes.
Nos últimos dez minutos antes do intervalo, numa transição rápida e após um lance confuso na área — com dois jogadores da Sanjoanense a chocarem entre si — a bola sobrou para João Souto, que assistiu Joan Galbas para o 2-1.
A resposta não tardou. Já perto do descanso, Miguel Henriques restabeleceu a igualdade, fixando o 2-2 a cerca de dois minutos do intervalo e deixando tudo em aberto para a segunda parte.
Segunda parte frenética e cheia de reviravoltas
O reatamento não podia ter começado melhor para a equipa de São João da Madeira. Hugo Santos assistiu João Pereira e a Sanjoanense colocou-se na frente do marcador.
Mas a vantagem durou pouco. No minuto seguinte, Nuno Santos deu sequência a uma jogada iniciada por João Souto e assistiu novamente Joan Galbas, que fez o seu terceiro golo na partida, completando o hat-trick e recolocando a Oliveirense em vantagem.
A equipa visitante ainda dispôs de oportunidade para empatar após a décima falta da Oliveirense, mas o desacerto foi evidente. Hugo Santos não conseguiu converter e, na sequência, Nuno Araújo viu o seu penálti ser travado por uma intervenção soberba de Bernardo Mendes.
Também Alex Mount teve hipótese de marcar de livre direto, mas o inglês não conseguiu aproveitar. Contudo, redimiu-se pouco depois: em transição rápida, surgiu com espaço e assistiu Luís Filipe para o 4-4, relançando completamente o dérbi.
Quando tudo apontava para uma divisão de pontos, surgiu o momento decisivo. Já nos instantes finais, Luís Filipe voltou a aparecer em destaque e fixou o resultado em 5-4, garantindo a reviravolta e fazendo explodir os adeptos da Sanjoanense.
Regresso às vitórias
Com este triunfo, a Sanjoanense volta a vencer no campeonato — algo que não acontecia desde a nona jornada, quando triunfou frente ao Turquel. Depois de duas derrotas e dois empates, a equipa de São João da Madeira regressa aos triunfos, e logo no reduto do eterno rival.
Já a Oliveirense, que contou com a estreia de Ricardo Jaitoeira no comando técnico, sucessor de Nuno Rezende, não teve a sorte desejada num jogo emotivo e decidido ao pormenor.