Portugal fecha fase de grupos com três derrotas e mede forças com Andorra nos quartos de final

Créditos: Catarina Maria FPP

Portugal terminou a fase de grupos do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos de Hóquei em Patins, a decorrer no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, Paredes, com um balanço inédito: três jogos, três derrotas.

Depois dos desaires frente à Itália (3-2) e à França (3-1), a seleção nacional voltou a cair, desta vez diante da Espanha, por 3-1. Marti Casas abriu o marcador para os espanhóis, e o mesmo jogador voltaria a marcar(bis)  na segunda parte, ampliando a vantagem para a seleção espanhola. Gonçalo Alves, de grande penalidade, apontou o único golo luso e Nil Roca acabou por fazer o terceiro golo da Espanha fixando o resultado final em (3-1).

O saldo da fase de grupos é pesado: apenas quatro golos marcados e nove sofridos, números que refletem uma das prestações mais pobres de sempre da equipa das quinas. De facto, a história só regista um desempenho ao ficar na quarta posição no europeu de 1938, em Antuérpia(Bélgica), quando Portugal terminou no quarto lugar, numa prova conquistada pela Inglaterra.

Apesar do arranque dececionante, Portugal segue em frente, terminando no quarto posto do grupo (A) e preparando agora o embate dos quartos de final frente a Andorra, numa partida que será decisiva para resgatar confiança e dignidade neste Europeu.